Projeto 3D feito pela HomeOffice

Por F-WAY

É normal haver muitas dúvidas a respeito da altura da mesa de escritório, ainda mais em tempos em que a ergonomia no ambiente de trabalho é tão importante e amplamente difundida. Entretanto, se você atua na projeção de espaços laborais — sejam escritórios convencionais, sejam áreas reservadas para aqueles que atuam em regime home office —, é necessário conhecer a resposta para saná-las.

Qual é a importância de se observar a altura da mesa de escritório?

Passamos, em média, oito horas ou mais trabalhando — seja em um escritório, seja em casa, no caso da adoção da modalidade remota por parte da empresa —, muitas vezes, sentados em frente ao computador. Isso representa, aproximadamente, um terço do nosso dia. Daí decorre a importância de que esse período seja passado em um ambiente de trabalho adequado e seguro, focado na ergonomia e no bem-estar do profissional.

Como consequência, é muito importante ter móveis padronizados e apropriados para o desempenho das atribuições. Por isso, eles devem ser escolhidos de acordo com a sua funcionalidade e com os equipamentos usados na atividade do trabalhador — afinal, mesas que comportam notebooks podem ser diferentes e menores em dimensão que aquelas projetadas para alocar o computador e a impressora, por exemplo.

Existem problemas que podem ser gerados pela altura inadequada?

Uma mesa de altura inadequada interfere na postura das costas, na posição das mãos e, até mesmo, no foco de visão do trabalhador que atua em frente ao computador. O conjunto desses aspectos — quando as disposições acerca da ergonomia não são observadas — pode trazer sérios problemas à saúde. Como exemplos, podemos citar alguns:

  • prejuízos na coluna: eles podem ser provenientes da má postura, que prejudica desde a região do pescoço até a área do quadril;
  • LER — Lesão por Esforço Repetitivo: que é causada por movimentos repetidos de maneira excessiva em uma posição inadequada, resultando em músculos, ligamentos e nervos afetados;
  • cifose torácica: que é caracterizada pelo aumento acentuado na curvatura da coluna;
  • má circulação do sangue: haja vista que a altura indevida da mesa dificulta até mesmo a circulação sanguínea.

Além de problemas na saúde do funcionário, quando o trabalho é feito em uma mesa inadequada, pode trazer transtornos também para a empresa, como:

  • problemas judiciais: um exemplo é o afastamento de funcionários lesionados, resultando em processos trabalhistas;
  • queda do rendimento: o desconforto dos funcionários impacta a produtividade e o desempenho do trabalho;
  • desarmonia no ambiente: a escolha errada das mesas pode afetar o design do ambiente corporativo e o restante de sua decoração, além de que pessoas desconfortáveis tendem a sentir dores e são mais propícias ao aumento dos níveis de estresse, provocando desentendimentos e uma desarmonia que vai além do âmbito físico, passando também pelo emocional.

É relevante também ter cadeiras adaptadas?

Ao escolher a mesa ideal, é fundamental também orientar seu cliente quanto à cadeira que será usada, já que ambas formam um conjunto e serão determinantes para o bem-estar do colaborador. Como dito, a cadeira também deve ser ergonômica, com sistemas de ajuste, para garantir a postura correta do usuário.

Para ajudar nessa adequação no momento da projeção do espaço, existem normas de segurança do trabalho e também regulamentadoras, que estabelecem os padrões de altura dos móveis, para que os colaboradores exerçam suas tarefas focando o que realmente importa: a produtividade.

Qual é o padrão para a altura da mesa de computador?

Para identificar a altura padrão das mesas de escritório, é necessário conhecer a altura média das pessoas — ou, caso você projete um espaço para o desempenho das atribuições na modalidade remota, é válido considerar a altura do usuário final, mais facilmente identificável. No Brasil, os homens têm, em média, 1,73m, então, a altura mais indicada para as mesas é de 70cm.

Já as mulheres têm, em média, 1,60m e a altura da mesa padrão é de 65cm. Entretanto, essa medida pode ser adaptada de acordo com o usuário, afinal, nem todas as pessoas seguem esse padrão de altura.

Em relação às cadeiras, para as mulheres, o assento deve estar a 43cm do chão e o apoio para os braços deve ser de 24cm de altura, considerando a distância entre o assento e o cotovelo, em 90 graus, da pessoa sentada. Já com relação aos homens, o assento fica a cerca de 47 cm do chão e a altura do apoio recomendada é de 26cm.

O que considerar na hora de escolher uma mesa de escritório?

Agora, para escolher a mesa de escritório sempre considerando a altura ideal no momento de projetar um espaço laboral, é necessário tomar cuidado com alguns fatores. Por exemplo, o monitor do computador fica abaixo do campo de visão horizontal e com o espaçamento mínimo de, aproximadamente, um braço do usuário. Já o mouse e o teclado devem ficar alinhados ao cotovelo.

Ainda, é possível colocar um descanso para o punho na mesa, para não deixar que as mãos fiquem dobradas de forma excessiva. Além disso, a postura do trabalhador deve ser de 90º, já que, quando os cotovelos e os joelhos estão em um ângulo reto, as possíveis dores são minimizadas.

Ou seja, a altura adequada da mesa deve ser aquela que possibilite que os joelhos e os cotovelos fiquem em 90º, com os pés encostados no chão — mesmo que alguns trabalhadores necessitem de apoio nas pernas, para que o impacto nas costas seja menor.

Quais são os cuidados e as melhores práticas para manter a postura correta na estação de trabalho?

É importante citar que não adianta considerar a altura da mesa de trabalho adequada, assim como os demais componentes do ambiente laboral, se a postura não for a correta. Para isso, é importante conscientizar os empresários ou os profissionais em regime home office sobre como se acomodar adequadamente, preservando a saúde e evitando dores ao assumir novas posturas, como:

  • as costas e a lombar devem estar apoiadas na cadeira, possibilitando que a postura esteja ereta;
  • os pés devem ser mantidos em contato com o chão, formando um ângulo de 90º ou com o suporte de pés, possibilitando que o corpo esteja alinhado adequadamente e que a circulação também não seja prejudicada;
  • as pernas não devem ser cruzadas para que o corpo não fique forçado em uma postura que não é natural, estressando e tensionando os demais membros;
  • os cotovelos precisam permanecer apoiados nos braços da cadeira ou na mesa, de modo a formar um ângulo de 90º;
  • o peso do corpo precisa ser distribuído uniformemente, evitando, assim, tensionar os nervos e os tendões ou sobrecarregar apenas um lado do corpo;
  • a cabeça deve permanecer alinhada e os olhos devem estar confortáveis na altura do monitor, o que evita dores no pescoço e nas costas, artrite no pescoço, enxaqueca ou dores de cabeça, entre outros problemas;
  • é fundamental fazer pausas para se alongar e prevenir qualquer desconforto decorrente da rigidez muscular. O ideal é alongar o pescoço e os ombros, esticar as costas e, também, levantar os tornozelos e as panturrilhas para ajudar a circulação de sangue nos membros inferiores.

Além de todos os aspectos aqui citados, é importante considerar também a temperatura do ambiente, como dito, a escolha das cores, assim como o nível de ruído, a iluminação e a ventilação — todos os aspectos já citados — para que o conforto e a segurança no ambiente de trabalho (em um escritório convencional ou em um espaço para home office) sejam realmente alcançados, proporcionando a satisfação e o consequente aumento da produtividade.

Para ler o texto original, acesse https://blog.fway.com/altura-da-mesa-de-escritorio-o-que-preciso-saber-sobre-o-tema/